BRASILEIRANOVIDADE

Cultura popular na capital: Festival São Batuque chega com tudo na 11ª edição

Programação do festival começou no último dia 15 e vai até o final deste mês

Residentes de Brasília e amantes da cultura popular brasileira têm anualmente um motivo para comemorar. O São Batuque é um festival que celebra em todos os anos, desde 2007, a diversidade cultural brasileira e a valorização da percussão e matrizes africanas. Nesta edição são dois os homenageados: os caboclos e os boiadeiros.

A programação do festival começou no último dia 15, no terreiro do Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF), na 813 sul, com a “Festa Okê!”. A abertura contou com a apresentação do próprio Seu Estrelo e logo após o Maracatu Carneiro Manso (PE), fundado em 1950 em Glória do Goitá, que fez uma baita de uma apresentação juntamente ao mestre Manoelzinho Salustiano (PE). Uma noite de linda homenagem ao Caboclo de Lança juntamente ao Caboclo de Seu Estrelo.

FOTO: Registro feito por mim com câmera de celular mesmo

Ainda acontecerão duas festas, a “Festa Xetruá!” (homenagem ao boiadeiro) no dia 23 de setembro, às 13 hrs, no Ilê Axé Oyá Bagan, no Paranoá. E o fechamento do festival, “O Festejo!” que acontecerá no dia 29, no final do mês, na Prainha dos Orixás. O encerramento contará com a ilustre presença de Martinha do Coco, grande representante da cultura popular do Distrito Federal.

Além de Martinha (com participação dos batuqueiros Orquestra Alada Trovão da Mata, Tambor Lua Nova
Comboio Percussivo, Zenga Baque Angola), se apresentarão Razões Africanas (RJ), Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro (DF) e Grupo Okalonam (PE) com participação de Lirinha (PE).

A programação do festival passeia por vivências, oficinas, palestras e apresentações musicais e tem livre acesso. Confira na íntegra clicando aqui.

Confira também um registro do que aconteceu no festival na edição de 2017:

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tags
Ver mais

Lana Oliveira

Goiana do interior. Sempre se interessou por comunicação. Formada em jornalismo e com alguns cursos de marketing no currículo. Viciada em música e nas sensações que ela transmite.

FALA AÊ!

Tem a ver...

Close