BRASILEIRAPROSAS E SONS

Família Assumpção

De Itamar a Serena e Anelis: o que há de melhor na música brasileira

Marginal vanguardista alternativo independente

Nascido e criado em ambiente musical, o paulistano Itamar Assumpção é um dos nomes mais significativos da música independente brasileira. Participou vitoriosamente de alguns festivais e, em meio a outros artistas independentes, criou o Teatro Lira Paulistana, que mais tarde se tornaria o selo musical pelo qual produziu seus três primeiros discos.

Itamar, o “Hendrix da Vila Madalena”, é um dos marginais da contracultura brasileira. Esse movimento foi marcado por artistas que andavam na contramão da indústria cultural. Os vanguardistas promoviam shows em espaços alternativos, criaram em selo independente, não se ligavam a grandes gravadoras ou distribuidoras e, dessa forma, eram livres para se expressar contrários ao regime político vigente à época.

Leia mais: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa12536/itamar-assumpcao

As temáticas abordadas por Itamar perpassam pela marginalidade e negritude, além de geniais jogos de palavras como a canção Tristes Trópicos, na magnífica parceria com as Orquídeas do Brasil. Em seus discos dá pra sentir o drama da realidade na vida doméstica, expressa por diálogos e vinhetas ao longo das faixas, bem como elementos sonoros swingados, distorcidos e quebrados em contratempos.

Itamar plantou sementes

A genialidade de Itamar foi herdada por suas filhas. Serena Assumpção nos encanta com o disco Ascenção, lançado em 2016. A cantora saúda cada um dos orixás, de Exu a Oxalá, em parceria com grandes nomes da música contemporânea como Tulipa Ruiz, Jussara Marçal, Karina Buhr, Luê, entre outras e outros. Vítima de um câncer, Serena não pôde ver o fruto de seu trabalho concluído, mas deixou seu legado demonstrando o poder do candomblé.

Representando o mesmo espírito livre de amarras de seu pai, Anelis Assumpção traz irreverência e originalidade em suas canções. Sua obra conta com quatro discos até o momento. A voz sensual, mesclada ao dub, afrobeat e grooves brasileiros nos embala em assuntos cotidianos e casuais, sem nunca perder o tom irônico em relação, sobretudo, aos obsoletos hábitos machistas e patriarcais que ainda imperam em nossa sociedade. Quem ouve se delicia…

https://www.anelisassumpcao.com/taurina

De Itamar a Serena e Anelis, existe um vasto universo de poesias, reverências e críticas sociais fundamentais aos nossos ouvidos. A família Assumpção representa o que há de melhor na música brasileira de todos os tempos.

> ASSISTA TAMBÉM NOSSA ENTREVISTA COM ANELIS ASSUMPÇÃO
CLIQUE AQUI!

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tags
Ver mais

tamyresmaciela

Tamyres Maciela é cantautora e multi-instrumentista. Formada em Letras e mestra em Estudos da Linguagem pela UFOP. Desenvolve pesquisas nas áreas de estudos culturais, cultura popular e história da música brasileira. Colunista na Escuta que é bom e n'A Casa de Vidro.

FALA AÊ!

Close