DESTAQUE
Popular

LANÇAMENTOS | Música Brasileira | JANEIRO 2019

De norte à sul do país álbuns, eps, clipes e músicas pra começar bem o ano

♫ CLIPES

 

O PlantaE – SALÁRIO (DF)

1º de janeiro de 2019 | Independente

Pra abrir o ano o despertador da OPlantaEE tocou cedo na Casa Plantada e chegou alertando geral pra essa “nova era”. Independente do partido ou grupo político que assuma Brasília, todo o sistema precisa ser mudado. Não se trata de colocar novos personagens no palco, mas trocar completamente o atual cenário. Ao que parece a parcela partícipe de dita sociedade brasileira mudou, mas mudou pra pior. Mas O PlantaE tá aqui pra não deixar ninguém voltar a dormir.

Raffa Moreira part. RalphTheKid – Sinais de Gang/Bandana Vermelha (SP)

1 de janeiro de 2019 | Mondé

Sim senhoras e senhores, o controverso amado/odiado Raffa Moreira, mano também puxou o ano. Com uma produção de baixa renda e um som que parece resumir seu 2018, o trapstar que levou o top1 na lista da GENIUS BRASIL skrr segue seu caminho.

 

Josyara – Você Que Perguntou e Nanã (BA)

8 de janeiro de 2019 | Natura Musical

Essa mulher chegou chegando em 2019 com um projeto lindo aprovado pela Natura Musical e com time de peso na produção. “Você que Perguntou” e Nanã” viram um clipe-conjunto assinado por Débora McDowell, André Morbach, Brunno Regis e Beatriz Morbach. As duas músicas são complementares no álbum “Mansa Fúria”, enquanto a primeira fala da solidão em meio aos desencontros da cidade grande, a segunda é um reencontro ancestral e com a natureza interior e exterior.

 

GÁBE part. Arit – Os Três Continentes de um SoundCloud (RS)

10 de janeiro de 2019 | Independente

Não apenas um clipe, mas um EP visual de pouco menos de 7 minutos apresentando um rap de qualidade com o já consagrado Gábe convidando Arit. A proposta experimental é inédita no rap.

 

Glória Groove – Coisa Boa (SP)

10 de janeiro de 2019 | SB Music

O nome dela é Glória Groove e esse é o hino do carnaval 2019. Pra quebrar tudo e mostrar seu talento a drag chega pesada com um hit do verão, prontinho pra tocar e não deixar ninguém parado.

 

Jards Macalé – Trevas (RJ)

10 de janeiro de 2019 | Natura Musical

Direto dos anos 90 para uma imersão junto com a nova cena da música brasileira, o artista literalmente se afogou para expressar seus sentimentos além do que a letra forte já diz. Com Tim Bernardes, Ava Rocha, Clima, Rodrigo Campos e Capinam promete o novo álbum “Besta Fera” produzido por Kiko Dinucci e Thomas Harres para o próximo dia 8/2. A volta do carioca traz adaptação de poemas, composições com novos nomes, a letra “Obstáculos” de Hélio Oiticica e toda experiência e reinvenção desse grande nome.

 

Alice Caymmi e Mateo Piracés-Ugarte – Louca (Acústico)

11 de janeiro de 2019 | Universal

Em mais uma versão para “Louca” a rainha carioca convida Mateo da Francisco El Hombre para acompanhar essa nova interpretação apaixonada dessa vez intimista, com ar de história de amor fracassado.

 

Grogues – Cêdiz (MG)

12 de janeiro de 2019 | Pug Records

Além do álbum listado acima Leo Fazio vem com sua banda anunciando com esse clipe o novo álbum “Passar Mal“. O rock de época que a banda faz mixa influências de gerações e bandas distintas.

 

Mel – Medo

14 de janeiro de 2019 | Independente

Mel, vocalista da saudosa Banda Uó vem apresentando através de poemas visuais sua nova fase, preparando o caminho para a estréia de sua carreira solo. Com sensibilidade apresenta “O Medo”  com colaboração de Liniker.

 

Vitor Pirralho e a UNIDADE part Ney Mato Grosso – Rumos e Rumores (AL)

15 de janeiro de 2019 | Independente

Anunciando o novo álbum “A invenção é a mãe das necessidades” o rapper alagoano convida Ney Matogrosso para o single de estréia. Desde o álbum “Pau-Brasil” em 2009 o artista já chama a atenção por suas composições e chega com um álbum repleto de encontros. Zeca Baleiro, Pedro Luís, Ellen Oléria, Tonho Crocco, Luiz de Assis e Boby CH cantam entre as 13 faixas. Versando sobre os povos originários de nosso país, frequentemente ameaçados e vítimas de um genocídio que só se agrava, Vitor conta com a produção de Henrique de Oliveira e a atuação do próprio Ney para dar vida ao indígena lírico que representa em suas obras.

 

Huey – Fogo Nosso

15 de janeiro de 2019 | Sinewave

Do álbum “Ma”, “Fogo Nosso” vem pesada e como não dizer quente. Os registros do clipe foram feitos durante a turnê da banda no nordeste quando tocaram entre outros palcos no Festival Do Sol. Citados em nossas listas de 2018.

 

Matuê part. Predella – Banco

16 de janeiro de 2019 | 30PRAUM

Inaugurando seu 2019 Matuê ressuscita o autotune e senta em um trono de notas de cem ao lado de Predella.

 

Dom Pescoço – Além de Belém do Palá (SP)

16 de janeiro de 2019 | Independente

Um clipe registro da turnê da banda do interior paulista pelo nordeste brasileiro. O som tem um funkeado com coros harmônicos que transmitem um clima de viagem, na estrada ou preso em casa.

 

Jota 3 & BNegão – Ervas e Flores

17 de janeiro de 2019 | Independente

Um hino que mantém a luta pela legalização ativa. Música do álbum de Jota 3 “Amplificado” de 2016 que ganha força no novo clipe ao lado de BNegão.

 

Caos Lúdico – OK (DF)

17 de janeiro de 2019 | GRV

O ska hard dessa banda que ganhou espaço com seu EP “Teoria do Lúdico” mostrando para o que veio vai agitar você. Os metais sincronizados com as cordas fortes resultam no melhor do estilo.

 

IZA e Caetano Veloso – Divino Maravilhoso

18 de janeiro de 2019 | Warner

Uma das frases mais repetidas depois de outubro “É preciso estar atenta e forte / Não temos tempo de temer a morte” eternizada na voz de Gal Costa ganhou uma nova, divina e maravilhosa versão com a nova rainha do POP Nacional IZA. Esperta como é, entre um show e outro puxou Caetano que não hesitou em não só autorizar como participar da releitura.

 

André Sampaio – Coluna de Aço (RJ)

18 de janeiro de 2019 | Mondé Musical

Do álbum “Alagbe” o artista celebra resistência e reafirma raízes na nova música de trabalho. O clipe presta uma homenagem aos guardiões de tradições seculares e em meio a ritmos como coco, afrofunk, guitarras groovadas, os som do ilu (tambor de origem nagô) e berimbau, André transmite um recado direto e que traz proteção.

 

Cynthia Luz part. Zeca Baleiro – Era Uma Vez

18 de janeiro de 2018 | Independente

Uma colaboração anunciada desde o ano passado que representa o crescimento de Cynthia Luz na música brasileira, com apostas inclusive pelos maiores agentes do mainstream. Zeca complementa a voz rasgada e inconfundível de Cyss com seu tom já familiar encarando novos flows.

 

Acrílico – Pó (GO)

18 de janeiro de 2019 | Independente

Num hiato de dois anos a banda goiana de dreampop formada por Manoel Siqueira (voz e guitarra), Tai (baixo), Renato Oliveira (sintetizador) e Lucas Santana(bateria) dá indícios de uma nova fase.

 

Indy Naíse – Violeta (SP)

18 de janeiro de 2019 | Independente

Ilustrando sua relação com a grande SP Indy pela presença de “Violeta” Yasmin Olí desabafa a sua e a vida das minas pretas que vivem nas capitais. O lançamento é mais uma faixa do álbum “É Questão de Cor” lançado em dezembro. O primeiro som divulgado foi “Erê Menino Prateado”.

 

Rashid – Não é Desenho (SP)

19 de fevereiro de 2019 | Sony

Mais grave nos beats e nas rimas o rapper segue apresentando novos singles na sequência do álbum “Crise” iniciando sua nova fase desafiando o mainstream.

 

Projeto Rivera – Zeravida (CE)

20 de janeiro de 2018 | Independente

Fruto do álbum “Vejo Você” destaque entre as 100 obras do ano aqui na ESCUTA “Zeravida” é o presente de ano novo da banda cearense que estamos loucos pra conhecer. Fique ligada no canal dos caras que entraram em 2019 com spoiler.

 

Bratislava – Dança de Doido (SP)

21 de janeiro de 2019 | Sagitta Records

“Inseguro custei aprender que o corpo é anarquia encarnada”, é verso da faixa escolhida pelo cantor para o lançamento do clipe no início deste ano. Participando dessa “Dança de Doido, tanto em sonoridade, uma baladinha com guitarras pra não pedir desconto, clima soul jazz e até poesia em rap, quanto nas imagens, estão integrantes das bandas Carne Doce, Ventre, Tuyo, YMA, Kalouv e Supercolisor e outros amigos que enviaram seus vídeos. A narrativa construída por Rafael de Souza expressa bem entre as colagens o espírito dos tempos, de simplicidade, caos e busca por tranquilidade e concentração. Mesmo que em uma dança de doido.

 

BAKA – Guarda-Roupa (MG)

22 de janeiro de 2019 | Independente

O hibridismo tropical remixando beats, ambientes sonoros, sintetizadores e autotunes está em alta, seja nas camadas mais alternativas e subterrâneas do rock e eletrônico ou no trap que se populariza. Em meio a produções de massa há grandes acertos como desse artista que estreia lotado de referências. Antes seu trabalho “Pré-Natal” já prenunciava o tom calmo e viajado do cantor. Queremos mais!

 

ETNO – Escarlate (DF)

23 de janeiro | Independente

Gravado durante o show da banda no Jogo de Cena no Teatro da Caixa em BSB o som é faixa título do último EP. Assista também o lyric video de “Existe Amanhã”.

 

Fresno – De Verdade (RS)

23 de janeiro de 2019 | Tratore

Eles continuam a vibe experimentada no post-rock desta vez com um contra-peso aos lançamentos anteriores mais hard ‘Natureza Caos‘ e ‘Convicção‘. Juntas formam a regra de três para o novo álbum. Aquelas velhas cicatrizes nem sumiram e a banda traz mais doses de melancolia, que para os desavisados é um tanto diferente da tristeza deprimente. Reflexões em meio ao ritmo frenético e o barulho do mundo.

 

Canto Cego – Sublime (RJ)

23 de janeiro de 2019 | Toca Discos

Presentes em nossas de 2018 e ensaiando para o novo palco Favela no Rock in Rio deste ano, a banda traz registros de sua última turnê, marcando essa importante fase da carreira. Produzido por Felipe Rodarte “Valente” conquistou a crítica.

 

3030 – Tranquilão (RJ)

24 de janeiro de 2019 | Novo Egito

De Los Angeles Rod e seus parça gravaram o clipe para a faixa que anuncia “Tropicália” novo álbum do grupo com a estética urbana e moderna que marcam a atual fase da carreira.

 

Conexão Diáspora – Diar Diar (SP)

24 de janeiro de 2019 | Quebrada Groove

Os MCs Kunta Kinte (Senegal), SJota formam desde 2018 a conexão que mostra idiomas além do colonizador que praticamos predominantemente no Brasil. Como o próprio título que em wolof significa caminhos. Com participação de Lena Silva a música é a ancestralidade nos dizendo: levanta e caminha.

 

Paulo Vieira e Tulipa Ruiz – Mãe Sampa (SP)

24 de janeiro de 2019 | Matraca

Cês acreditam que além de bem humorado e ator de personalidade Paulo Vieira (muito conhecido por aquele canal de TV) canta e compõe de forma brilhante? Pois dá o play pra se surpreender nesse feat com Tulipa Ruiz em uma carta sincera sobre sua vivência em São Paulo. Será o que o artista está planejando nesse retorno à música? Comenta com a gente o que achou!

 

Gilberto Gil e Digital Dubs – Refavela Remix

25 de janeiro de 2019 | Mazumba

A nova versão do hino do baiano mira os paredões e tem participação de Bem Gil. A música “incidental” é música “Raggavela” por MPC, Nelson Meirelles & Jeru Banto.

 

As Bahias e a Cozinha Mineira – Das Estrelas (BA)

25 de janeiro de 2019 | Universal

Estrelado pela atriz Renata Carvalho, Raquel e Assucena, o clipe marca o dia da visibilidade trans (26/1) e anuncia o novo álbum da banda.

 

Picanha de Chernobill – Come Back (RS)

29 de janeiro de 2019 | Independente

Em clima de sonho a banda gaúcha escolheu três sons que viraram clipe já neste ano. “Tumbeiro” foi a outra faixa lançada em janeiro e recentemente já liberaram no canal “Venha Logo e Pegue Esse Trem” apresentando o rock de estilo dessa banda que figura em nossas listas de 2018.

 

Matheus Torreão – A Morte da Amizade (PE)

29 de janeiro de 2019 | Sagitta Records

O “Disco de Estréia” de Matheus Torreão vem com 9 faixas cheias de referências e brasilidades, entre elas uma com elementos orientais que levaram o artista ao Japão para gravar o clipe com uma estética que pareceria psicodélica se não fosse apenas o contemplativo nipônico. A música tem uma progressão interessante e remonta grandes movimentos musicais.

 

$ifra e 1Kilo – Esmeralda

29 de janeiro de 2019 | Independente

Com participação de Inóspitto, CT, Nando, Mozart MZ, Maza e produção de Zakabeats o coletivo gaúcho se une aos cariocas para brindar o ano que já começou lotado de lançamentos. Confira ainda “Espera” e “Dublê”. 

 

O Grilo – Serenata Existencialista (SP)

29 de janeiro de 2019 | Independente

O rock nacional ganhou uma nova safra representando as várias vertentes do estilo e O Grilo é uma dessas bandas que facilmente tocariam nas rádios até o início dos anos 2000 quando o grande mercado do sertanejo ainda não havia provocado uma metástase nas emissoras jovens.

 

Marcelo D2 – Febre do Rato (RJ)

30 de janeiro de 2019 | Pupila Dilatada

O álbum lançado no fim do ano passado já repercute e cai no gosto da galera. Agora o mestre lançou a faixa “Febre do Rato” em clipe pra ilustrar seus sentimentos e a narrativa que vem trabalhando. A obra em si merece milhares de comentários que só um post próprio permitirá. Vai vendo aí e comenta com a gente no final!

 

Baco Exu do Blues e BK’ – Fresh Prince

30 de janeiro de 2019 | Fresh Mind Co.

Nossos novos príncipes do rap nacional assumem um tom de afronta e ostentação não de conquistas materiais, mas de seus espaços na cena. Com um belo elenco produzido por Uriel Calomeni, David Campbell, Carla Fontella e mais um time, a dobradinha acerta na pegada direta com o público.

 

Inquérito part. Rashid – Turbulência (SP)

30 de janeiro de 2019 | Independente

Gravado no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas-SP por Diogo Zacarias o clipe para “Turbulência” nova música de trabalho de Renan Inquérito com participação do rapper Rashid. São mais de duas décadas de batalha e dedicação ao rap nacional.

 

Rosa Neon – Brilho de Leão (MG)

30 de janeiro de 2019 | Independente

Depois de “Fala Lá Pra Ela” e “Estrela do Mar” os belorizontinos Luiz Gabriel Lopes, Mariana Cavanellas, Marcelo Tofani e Marina Sena estreiam o terceiro single com clipe do projeto pop psicodélico dirigido por Vito Soares e Belle Melo. O som é instigante, tropical e envolvente, com produção de BAKA (que também está na lista) “Brilho de Leão” promete tocar nas festinhas de carnaval e permanecer até agosto em nossas orelhas.

 

Ivan Reis – Eu Sou Como Você (SE)

30 de janeiro de 2019 | Gravando Bandas

Um artista que merece nosso destaque por seu esforço em difundir música boa, compor belas poesias e demonstrar domínio de sua voz. Direto de Aracaju aproveitou a oportunidade de um projeto do Senac para gravar seu primeiro clipe. Confira também o canal do Ivan e sua trajetória ao longo dos últimos 7 anos.

 

Costa Gold – Sereia (RJ)

31 de janeiro de 2019 | Independente

Esse é o primeiro lançamento dos caras no ano com as apostas de Predella em aproximar o rap da música brasileira de forma moderna aliada ao trap. A inspiração veio da música “Corro Demais”  de Roberto Carlos na voz de Adriana Calcanhoto. E aí, o que você achou? Comenta no “FALA AÊ!”

 

Froid – Nunca Taque Pedras na Caixa de Abelha (MG)

31 de janeiro de 2019 | Independente

A parceria com Mark Vales tem dado a pintura perfeita para as obras sonoras desse mineiro radicado em Brasília que mostra talento na lírica e na produção a cada lição aprendida. Assista também “Grana, a Teoria de Tudo”.

***

EXPECTATIVAS

Bota na agenda que esses trampos aqui prometem em 2019:

Criolo – Boca de Lobo (SP)

Depois do clipe fantástico de “Boca de Lobo” estamos roendo unhas esperando a nova obra do mestre Criolo. Inclusive tem lançamento na próxima semana. Todos apostam em um novo single. A data divulgada junto com essa imagem misteriosa é 14/02. Estamos de orelhas atentas!

A imagem pode conter: sorvete, sobremesa e comida

Boogarins – Sombroudúvida (GO)

Uma banda que já é do mundo. Com seu rock psicodélico cheio de identidade própria, Boogarins despede de “Manual” e nos promete novas inquietações em 10 de maio. Pra aumentar a ansiedade as faixas já foram anunciadas: 01. As Chances / 02. Sombra ou Dúvida / 03. Invenção / 04. Dislexia ou Transe / 05. A Tradição / 06. Nos / 07. Tardança / 08. Desandar / 09. Te Quero Longe / 10. Passeio.

BAIANA SYSTEM – #ideogramaiorubano, “disco |||” OU “disco XXX”?! (BA)

Ainda não sabemos o título definitivo para o novo álbum dos baianos, se pá o mais aguardado pela cena geral da música brasileira. Com Manu Chao, BNegão, Curumin, Edgar, Daniel Ganjaman, Samba de Lata de Tujuaçu, Mestre Ubiratan Marques, Antônio Carlos e Jocafi a nova obra já começa a ser divulgada em teasers no perfil da banda Instagram.com/baianasystem. Ganhadores de vários Prêmios da Música Brasileira com “Duas Cidades” 2016, a banda estará em Brasília na próxima semana no Imagina no Carnaval.

Além é claro, das promessas que já citamos na lista!

FELIZ 2019

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Página anterior 1 2 3
Fonte
NOIZETenho Mais Discos Que AmigosHits PerdidosMusica PavêRevista Arte BrasileiraMiojo IndieScream & YellZona SuburbanaOganpazanRAP NACIONAL DOWNLOAD
Ver mais

Felipe Qualquer

No rádio desde moleque pesquisa o universo da música e escuta de tudo. Em MG atuou nas rádios Minas, Nova e 94FM. Em Brasília passou por Transamérica, Metrópoles e MIX FM. Escreveu para os jornais Gazeta do Oeste e O Popular e Revista ShowBar. Produtor cultural desde 2010 com trabalhos no festival EcoMusic, Rua do Rock, Usina de Rima, Grito Rock, Festa Nacional da Cerveja, Toma Rock, Transamérica Convida, No Setor e Cervejaria Criolina. Estudou comunicação e é graduando em Teoria, Crítica e História da Arte na UnB.

3 Comentários

FALA AÊ!

Tem a ver...

Close