Novíssimo álbum de Alessandra Leão: pra além desse mundo
'Macumbas e Catimbós' é feito para e com os Orixás

Alessandra Leão é cantora, compositora e percussionista pernambucana. Foi integrante/fundadora da incrível Comadre Fulorsinha com outros grandes nomes da música brasileira como Karina Buhr e Issar França. Entre Comadres, as musicistas cumprem com a importante missão de resgatar canções da cultura popular brasileira. Ao mesmo tempo que traz à tona elementos sonoros tradicionais dos interiores do Brasil, Alessandra consegue criar uma atmosfera harmônica entre o passado e o presente.
Iniciou a carreira solo em meados de 2006 e desde então produz diversos trabalhos significativos na música de nosso país. Seu novíssimo álbum, lançado na semana passada, é um importante registro sobre as religiões de matriz africana que resistem nos terreiros espalhados pelo Brasil. Macumbas e Catimbós é, além de música, um livro sobre o amplo trabalho da cantora.
Leia mais: https://issuu.com/alessandra_leao/docs/macumbasecatimbos_issu
O novo trabalho de Alessandra conta com parcerias diversas, como Jussara Marçal, Lívia Mattos, Anelis Assumpção e Lia de Itamaraca. As músicas são celebrações a vários Orixás e demonstram nos toques e letras a grande força da herança africana que sobrevive em nossa história.
O disco, que acaba de sair do forno, impressiona pela diversidade de instrumentos e sonoridades. O toque do Ilu melê se mistura com xequerê de semente e guizo, trazendo muita energia e força dos terreiros sagrados para dentro de nós. No instagram, Alessandra descreve o novo trabalho: “Não é uma gira, não é xirê, é uma celebração!”
Celebremos a ancestralidade afrobrasileira. Saravá!