
O Ponto BR é um dos principais coletivos da cena musical contemporânea. O grupo é formado por grandes guardiões da cultura popular brasileira. O mestre do Bumba Boi de Maracanã Ribinha de Maracanã, o mestre Walter França do Maracatu Nação Raízes de África, e Caixeira do Divino Espírito Santo e Primeira ekedi da Casa Fanti Ashanti Dona Zezé de Yemanjá, se reúnem com a musicista paulistana Renata Amaral, o pernambucano Eder “O” Rocha, o percussionista Henrique Menezes e o suíço Thomas Rohrer.
Esse coletivo é incrível por manter vivas e disseminar as tradições da cultura popular brasileira. O Ponto BR traz o universo da arte como um espaço de encontro e de diálogo entre vertentes e gerações. As diferenças estéticas e temporais são harmonizadas, tornando-se uma grande referência da nossa cultura tradicional.
O coletivo é ganhador de importantes prêmios nacionais, como o Prêmio da Música Brasileira 2012 de melhor grupo regional. Em 2017, fizeram o Festival Ponto Br de Jardim a Jardim, em que os artistas ocuparam diferentes espaços em São Paulo, no centro e na periferia com shows, oficinas e cortejos. Demonstram, dessa forma, que fazer cultura popular está para além de apresentações em palcos e eventos específicos. É uma demanda de responsabilidade social. Afinal, manter a cultura viva é o sinal mais forte de resistência em meio ao caos das injustiças. É preciso ensinar, disseminar, passar pra frente os valores e virtudes que fortalecem nosso povo há centenas de anos.
Visite o site do Ponto BR: http://ponto.mus.br/album/trancelim/
Bom dia. Esses grupo de Maracatu, Boi etc.sao do DF ou de Sao Paulo? Obrigada!
Salve, Fernanda! Na verdade o Ponto BR reúne mestres do Maranhão, Recife, São Paulo e o rabequeiro é da Suíça. Incrível essa banda, não é? =]