BRASILEIRALANÇAMENTO

Ó quem voltou, gente! Tiago Iorc ressurge com álbum só de inéditas

Do nada, 13 faixas inéditas de Tiago Iorc, com videoclipe e tudo!

Madrugada de sábado para domingo. Em Brasília, rolando o show Voz e Violão da turnê do Nando Reis. Acontecendo também o festival sertanejo Villa Mix. Outros 1001 rolês por aí no Brasil inteiro, no mundo… O que ninguém esperava ver, de fato, era uma notícia sobre… Tiago Iorc, né? Ele deve ter pensado isso: “bela hora pra eu ressurgir e pegar geral de surpresa, kkkk”.

Até semana passada viralizava o meme “Queria fazer igual Tiago Iorc e sumir”. Pois é! Mas ninguém esperava nesta noite de 04 de março/madrugada de 05 de março o ressurgimento do cantor. Iorc estava, literalmente, sumido há mais de um ano. Não postava no Instagram, não dava entrevistas, não era visto na rua, não dava pistas de onde podia estar. Onde ele estava? Não sei. Se eu tivesse o dinheiro dele, talvez teria sumido da mesma forma e ido pra Salvador. Enfim.

Na madrugada deste domingo, do nada, um álbum com 13 músicas inéditas. Imagino que alguns devam ter tido a reação “AAAAAA”, outros “ué?” e outros “blz, vou dormir”. Você pode estar lendo isso de manhã ou esperando o almoço do domingão… agora com 13 músicas pra escutar e analisar. O cantor ainda promete um livro ~polêmico~ para este ano. O que será que ele tem pra nos contar?

É o mesmo Tiago Iorc? Mudou alguma coisa? Compensou todo esse sumiço?

A primeira faixa “Desconstrução” parece explicar um pouco desse ano sabático. “Queria só um pouco de atenção, mas encontrou a própria solidão”, […]; “viu toda graça escapar das mãos e voltou pra casa tão vazia”, […]; “nas aparências todos tão iguais, singularidades em ruína”, […], “saiu de cena pra se aliviar, vestiu o drama uma última vez”, […], “ela era só uma menina, ninguém notou a sua depressão […]. Mas veja bem: parece explicar, mas só parece. Afinal, fala de outrem e não em primeira pessoa. O que Iorc quis dizer com a letra e se realmente se trata de uma mensagem de “voltei”, só ele poderá nos dizer.

Resultado de imagem para tiago iorc

A última faixa bem chorosa, intitulada “Sei“, também aparenta citar a respeito, quando ele diz “Sei, eu me perdi. Sinto a minha falta me sufocar. Ah, tanto por vir, sei que isso vai me libertar”, […], “sei, eu me senti, e de nada adianta guardar amor. Tudo que há é pra dividir”. Várias interpretações são possíveis a partir disso, mas o que deu pra entender meio com sono foi que, em “Desconstrução” ele conta porque sumiu e em “Sei“, ele fala porque voltou. Quer saber? Ouve você e me diz o que você entendeu disso. E não se esqueça de comentar no final da matéria na seção “FALAÊ”.

Por onde andou

Tiago Iorc começou sua carreira cantando em inglês e logo estava sendo tocado nas novelas. Acontece que as pessoas não associavam a imagem do artista à voz e às músicas que escutavam. Mesmo com três álbuns lançados a carreira não decolava. Foi aí que surgiu a brilhante ideia de “Troco Likes” em 2015 que elevou o nome do cantor. Acontece que, apesar da indicação ao Grammy, o Tiago estava se tornando um ídolo teen, ou até kids, com direito a indicação a prêmio de canal de desenho.

O empresário Ricardo Chantilly chegou a relatar em uma palestra no Rio que o artista passou por um período depressivo por ter suas expectativas frustradas. A ideia de Iorc não era ser um produto infanto-juvenil, mas consolidar seu nome na música brasileira séria, feita para adultos e não apenas pra tocar em rádio e virar “Trem Bala“. O medo do One Hit Wonder bateu na porta quando “Eu Amei Te Ver” foi a “Sol” de quatro anos atrás.

Resultado de imagem para tiago iorc

O novo trabalho então surge como uma resposta honesta e visceral do cantor a estas questões. Demonstrando, apesar da chatice do álbum, que leva a música como algo mais cult do que pop. Que quer dividir palco com Milton Nascimento e Chico Buarque e não ser o novo Restart. Será que ele consegue?

De uma coisa sabemos, se não fossem os milhões arrecadados com os hits pop, talvez não houvesse orçamento para o trabalho que agora apresenta. Falando nisso…

Videoclipes

Não bastasse a novidade de simplesmente ter voltado de sabe-se lá onde, Tiago Iorc preparou clipes para todas as 13 faixas do CD. Os vídeos já estão no ar. Todos de uma só vez. Com pequenos filmes seguramente formando uma narrativa só, uns parecem estar ligados, outros bem desconexos, todos protagonizados por Michele Alves, Tiago Iorc experimenta diferentes linguagens. Do close contínuo na boca de “Tangerina” à dança em “Me Tira Pra Dançar” aos carões de “Bilhete”. “Hoje Lembrei do Teu Amor”, “Faz” e “Deitada Nessa Cama” parecem ser os singles que serão trabalhados.

Então… é isso! Tiago Iorc está de volta ao show business após mais de um ano sumidão.
Será que o novo CD viraliza? Escuta aí:

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Ver mais

Willian Matos

Jornalista. Natural de Brasília-DF. Toca samba e ouve música brasileira desde moleque. Escreve sobre rap e r&b na Escuta Que é Bom.

FALA AÊ!

Close