BRASILEIRALANÇAMENTO

Ana Cañas convoca Todxs para a revolução sexual brasileira; Orgasmo ainda é tabu?

Turnê do novo álbum começa em fevereiro em São Paulo

Ana Cañas em frases curtas fala e repete o sentimento contemporâneo das mulheres brasileiras, a começar por sua estreia independente. Sim, a cantautora chega a seu quinto álbum declarando sua liberdade das gravadoras e agora decide tudo o que diz respeito à sua arte. Não que não fizesse antes, mas ao lado de Tiago Barromeu a artista experimentou o que certamente não viu na comodidade da Som Livre ou na estabilidade da Sony, os erros que contribuem para a construção e o processo criativo que vai além do óbvio. O selo próprio não podia ter um nome mais objetivo: Guela Records.

Político e despudorado a começar pela capa “Todxs” (ou todes) reflete com maior evidência a postura de Ana Cañas. E os pianos são suas fortes digitais na música brasileira. Chico Chico e o rapper Sombra (SNJ) participam de duas faixas, mas a obra traz parcerias com Arnaldo Antunes, Taciana Barros e Lúcio Maia. E interpretações de Tua Boca (Itamar Assumpção), Tijolo (Carlos Posada) e Eu Amo Você conhecida na voz de Tim Maia.

De 2007 até aqui Ana Cañas foi de trilha de novela a canções de protesto em movimentos sociais e manifestações políticas. Bem posicionada à esquerda, ela é mais objetiva do que nunca. A sensualidade meiga e a estética Jean Pierre Jeunet dão lugar a uma versão futurista da mulher de Pindorama, cansada das imposições colonialescas que vão do mercado da música aos simulacros de cafés e bistrôs. Uma versão tupiniquim globalizada ainda pouco compreendida. Ainda mais em caras pálidas. Falo do que é visceral e pélvico, do que é fluido e irremediável. Só há cura para a caretice estanque das elites nos sofás das indústrias culturais. Em meio a críticas sociais e liberdade sexual a música de Ana Cañas dá voz a questões cotidianas simples como a invisibilidade social e tão assustadora para o patriarcado como o orgasmo feminimo.

Em dezembro são quatro shows na Caixa Cultural de Salvador/BA encerrando a turnê de Tô na Vida. Depois ela volta em fevereiro pra começar a nova turnê de TODXS com shows em São Paulo.

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Fonte
Música PavêShow LivreCult Cultura
Tags
Ver mais

Qualquer

No rádio desde moleque pesquisa o universo da música e escuta de tudo. Em MG atuou em emissoras como Rádio Minas AM/FM, Onda, Nova, 96 e 94FM. Em Brasília passou por Transamérica Pop, OK/Metrópoles, Rádio JK e atualmente MIX FM. Escreveu para a Revista ShowBar e o Jornal O Popular. Produtor cultural desde 2010 com os festivais EcoMusic, Rua do Rock, DivinoRock, Grito Rock, Usina de Rima e Festa Nacional da Cerveja em MG. Estuda Artes e Audiovisual na UnB. Voz oficial da RadioMolotov.com

FALA AÊ!

Close