DESTAQUE
Popular

LANÇAMENTOS | Música Brasileira | JANEIRO 2019

De norte à sul do país álbuns, eps, clipes e músicas pra começar bem o ano

O ano começou com muita criatividade e lançamentos do trap ao rock com álbuns, eps, mixtapes, singles e clipes e prévia de vários trabalhos. Além do carnaval que movimenta o mundo da música, conclusões de meses de estúdio em 2018 e marcos na carreira de vários artistas. A lista de músicas inclusive está enxuta porque o número de sons que já são lançados com clipes só aumenta. Destaque para novas propostas audiovisuais.

Fizemos um grande apanhado pela internet, do mainstream ao submundo, pra trazer lançamentos que dificilmente você verá na TV ou saberá pelo rádio. Firmando nosso compromisso de ser a sua referência em música brasileira de forma livre e plural. Para isso contamos com a ajuda e indicação de vários outros veículos, como você pode conferir no final do post.

Deixamos algum trampo de fora? Alguma lançamento que apesar de todo esforço fugiu das nossas orelhas? Então comenta aí embaixo na seção “FALAÊ” que faremos questão de postar aqui.

 

 

♫ ÁLBUNS

 

Profissão de Urubu – Na Sombra (DF)

7 de janeiro de 2019 | Independente

Aguardado e anunciado aqui na ESCUTA com a faixa título já grudada na memória a banda apresenta o novo álbum produzido e mixado por Kelton Gomes. Talentosos, inspiradores e transmitindo uma calma sobrenatural, Marco Pessoa – Bateria, Adolfo Neto – Baixo, Pedro Araújo – Guitarra e coros, Kelton Gomes – Guitarra, teclado e coros, Paulo Mello – Guitarra, coros e voz e Bruno Jefter – Violão, guitarra, teclado, coros e voz inauguram 2019 da forma que precisamos. E vamos pela sombra!

 

Nego Gallo – Veterano (CE)

9 de janeiro de 2019 | Independente

Com produções de Coro Mc e Léo Grijó e colaboração de Don L, o rapper de Fortaleza que já é clássico para os conhecedores do gênero, Nego Gallo mostra a mixtape completa do “Bagui Virou”, já divulgada em dezembro. Pancada boa com uma levada reggae e um flow favela não visto a muito tempo na cena. Clássico instantâneo.

 

CHRIS MC – Prin$ (MG)

13 de janeiro de 2019 | Pineapple Storm

Da geração de Djonga, Oreia, Hot, Coyote e Clara Lima de quem é irmão de sangue. Cria das batalhas do Viaduto Santa Tereza apresenta sua primeira mixtape após sucessão de singles.

 

Leo Fazio – Sangue Pisado & A Música do Século XXI

14 de janeiro de 2019 | Canil Recs

Este é um “disco de guerrilha” com pesquisa na música popular brasileira, como o próprio artista descreve no Youtube. Dadas as condições de sua gravação, em uma residência no estúdio de Everton Surerus em Juiz de Fora/MG, carona, fascistas por perto e criatividade, a obra traz um lado transgressivo da produção brasileira dos velhos tempos. A maior inspiração é Jocy de Oliveira, pioneira da música eletrônica no Brasil, e seu álbum “Música do Século XX” de 1959 de onde tira inclusive a faixa 3 “Sofia Suicidou-se”.

 

Don Hadji – RezaLenda (SE)

14 de janeiro de 2019 | Independente

Em sua mixtape de estréia o rapper sergipano apresenta 8 faixas revelando suas rimas e poesias de forma visceral, com firmeza e consciência.

 

Jorg. – Coisas Pequenas (AL)

15 de janeiro de 2019 | Transtorninho Records

O rock noventista desse alagoano que conhece com as digitais a cena indie/alternativa paulista é apresentado neste álbum de estréia com maestria. O álbum foi produzido pelo próprio artista, gravado e mixado em Maceió por Dácio Messias.

 

Igor de Carvalho – Cabeça Coração (PE)

18 de janeiro de 2019 | Independente

Ao escutar “Ouça Bem” e sua introdução com ares clássicos você pode até ficar na dúvida, mas quando começa “Laço” você já sente a veia brasileira e o sotaque nada colonial desse artista. Emoldurado por ritmos e sonoridades que cutucam e chamam pra dançar. A voz é uma beleza à parte, com sua cadência praiana e desprendida. Arranjos de cordas, metais, elementos percussivos e entalhes acústicos são o diferencial das composições remixados com synths bem orquestrados.

 

L7NNON – Podium (RJ)

18 de janeiro de 2019 | Warner

O investimento de grandes gravadoras em nomes do rap está em seu ápice. L7NNON vem de Realengo conquistando palcos. Aposta da Papatunes o rapper veio das pistas de skate e promete flipar no hype de 19.

 

Porno Massacre – Que Venha o Caos (SP)

21 de janeiro de 2019 | Independente

O glam / horror punk rock que completou 10 anos de trajetória, com mudanças em todas as áreas, demonstra maturidade e sincronia, com composições rápidas, vibrantes e prontas pra rasgar no meio quem der o play sem perceber a gravidade desse som. Bem apropriado para o tempo sombrio sobre as nossas cabeças.

 

Juliana Varejão – Folhuda (MG)

24 de janeiro de 2019 | Circus

Um jogo de contrastes e incertezas é o novo álbum da artista mineira que chega irônica, desbocada e polêmica. Com participações e colaborações de Tulipa Ruiz, Ava Rocha, Iara Rennó, Arnaldo Antunes e Thiago França, sem contar a banda, a obra é densa e mescla tons dançantes, provocativos e cotidianos para condensar o discurso da compositora.

 

Terno Rei – Violeta (SP)

31 de janeiro de 2019 | Balaclava Records

São dois anos desde o álbum “Essa Noite Bateu Com um Sonho”  e os paulistanos Ale Sater (baixo e vocal), Bruno Paschoal (guitarra, vocal e sintetizadores), Greg Maya (guitarra e sintetizadores) e Luis Cardoso (bateria) estão cada vez mais perto de encontrar sua identidade e seu espaço próprio nos palcos e festivais de todo Brasil. Com produção dos paranenses Gustavo Schirmer e o Amadeus De Marchi, Violeta mostra a evolução da banda em seu terceiro álbum com a pegada oitentista e os sintetizadores apurados, flertando com o pop sem abandonar o lo-fi.

 

El Toro Fuerte – Nossos Amigos e os Lugares que Visitamos (MG)

31 de janeiro de 2019 | Independente

Com um som carimbado pelo Google como “emo/hardcore” o som desses mineiros nas nossas orelhas soa mais math rock, fala tu! Riffs dinâmicos, tempos acelerados, poesias bem construídas e um clima de pôr do sol que tem a sujeira aceitável para compor bem as obras. Recuperando rápido do frenesi e compensando em ritmos tanto otimistas quanto dolorosos como no anterior “Um Tempo Lindo Para Estar Vivo”. Rock pra nunca fugir da juventude.

 

Tantão e Os Fita – Drama (RJ)

31 de janeiro de 2019 | QTV

O dub lento e sombrio desses cariocas é a continuidade do trabalho conquistado com o álbum “Espectro” ilustrando bem o sentimento periférico e marginalizado dos tempos atuais.


♫ MÚSICAS

 

Alice Caymmi canta Adriana Calcanhoto – Metade (RJ)

18 de janeiro de 2019 | Sony

Entre as músicas do álbum “Nada Ficou no Lugar” tributo à cantora Adriana Calcanhoto, Alice se destaca interpretando uma das músicas mais executadas nas rádios classe A, que já ganhou versões no passado. Em uma releitura cheia de elementos do batidão carioca e beats bem puxados para o trap Metade disputa a melhor do álbum com Baco e “Senhas“, ÀTTØØXXÁ e “Toda Sexta-Feira”  e Larissa Luz com “Vai Saber?”.

Thiago Pethit – Noite Vazia (SP)

18 de janeiro de 2019 | Tratore

Pra anunciar o novo álbum “Mal dos Trópicos (Queda e Ascensão de Orfeu da Consolação)” o artista está de volta com uma faixa sensual, ainda com uma pegada glamrock que agora ganhou um requinte obscuro nas mãos do produtor Diogo Strausz (Mahmundi, Alice Caymmi). O trabalho teve um tempo de maturação, de erros e acertos, mais de um ano de composição e oito meses de gravação e a data de estréia é 15 de março.

Bárbara Eugênia part. Zeca Baleiro – Bagunça (RJ)

21 de janeiro de 2019 | Independente

TUDA” vem aí para a lista dos 5 discos solo da carioca que experimenta novos suingues e ao lado de Zeca Baleiro apresenta o cartão de visita que é uma bagunça organizada como o que pensamos ser nossas vidas amorosas. Ou tanto faz. Bárbara está aventurando em baladinhas e até samples como este que parece familiar com razão, é inspirado em “Fullgás” de Marina Lima.

Isis Orbelli – Minha Luz (SP)

23 de janeiro de 2019 | Artefato

O R&B Rap dessa artista de apenas 18 anos é a prova do talento das novas gerações. Voz afinada e soul gostoso de ouvir já estão garantidos para o primeiro EP “Oscilação dos Tons” que já já estará completo.

Jards Macalé part. Tim Bernardes – Buraco da Consolação

25 de janeiro de 2019 | Natura Musical

A volta desse grande nome da música brasileira traz a sutileza do olhar de um artista de 70 e poucos anos sobre os momentos atuais e seu encontro com a nova geração. Além do single “Trevas” que listamos aqui, Jards interpreta ao lado de Tim Bernardes a canção do jovem artista paulistano.

BRVNKS – Tristinha (GO)

25 de janeiro de 2019 | Sony

O título é em português, mas a música em inglês é o segundo single pra avisar sobre o novo álbum “Morri de Raiva” que sai ainda este ano. Após a repercussão do EP “Lanches” a banda goiana que já se mudou pra São Paulo assinou com a Sony e deve girar além dos meios “alternativos” inclusive com a tão suada projeção internacional.

Juyè – Incertezas (TO)

30 de janeiro de 2019 | Independente

O rap cada vez mais aprimorado da cantora da aldeia de Parakanã e radicada no Rio de Janeiro marca uma fase difícil e de superação em sua vida, quando foi vítima de um abordo acidental. Ganhando forças a artista mostra sua visceralidade na música e sutileza para tratar dos problemas da vida.

ÀTTØØXXÁ – Molinho (BA)

31 de janeiro de 2019 | Independente

Disputando hit do carnaval 2019 ÀTTØØXXÁ chega no sapatinho com mais um pagodão soundsystem que são expertos. Barril! Deixa um pouco de lado o “LuvBox” a banda apresenta toda sua potência e claro, chega com um single que deve trabalhar até a popa da bunda não aguentar mais. Já inclua em sua playlist para a folia, churrasco e festas pro resto do ano.

Biltre part. Letrux – Vamos Gozar (SP)

31 de janeiro de 2019 | Independente

O pop dos anos 80/90 é sempre uma boa aposta para meados de janeiro/fevereiro. Além das tias que sempre caem na dança no estilo “belisquete” nada melhor pra embalar as sunsets nos rooftops que uma letra beeeeeem lascíva com um ritmo pegajoso. O encontro “dessas feras, meu!” é pra uns constrangedor já na primeira frase, mas pra outros uma bela e honesta canção aos ouvidos.

 


♫ CLIPES

 

O PlantaE – SALÁRIO (DF)

1º de janeiro de 2019 | Independente

Pra abrir o ano o despertador da OPlantaEE tocou cedo na Casa Plantada e chegou alertando geral pra essa “nova era”. Independente do partido ou grupo político que assuma Brasília, todo o sistema precisa ser mudado. Não se trata de colocar novos personagens no palco, mas trocar completamente o atual cenário. Ao que parece a parcela partícipe de dita sociedade brasileira mudou, mas mudou pra pior. Mas O PlantaE tá aqui pra não deixar ninguém voltar a dormir.

Raffa Moreira part. RalphTheKid – Sinais de Gang/Bandana Vermelha (SP)

1 de janeiro de 2019 | Mondé

Sim senhoras e senhores, o controverso amado/odiado Raffa Moreira, mano também puxou o ano. Com uma produção de baixa renda e um som que parece resumir seu 2018, o trapstar que levou o top1 na lista da GENIUS BRASIL skrr segue seu caminho.

 

Josyara – Você Que Perguntou e Nanã (BA)

8 de janeiro de 2019 | Natura Musical

Essa mulher chegou chegando em 2019 com um projeto lindo aprovado pela Natura Musical e com time de peso na produção. “Você que Perguntou” e Nanã” viram um clipe-conjunto assinado por Débora McDowell, André Morbach, Brunno Regis e Beatriz Morbach. As duas músicas são complementares no álbum “Mansa Fúria”, enquanto a primeira fala da solidão em meio aos desencontros da cidade grande, a segunda é um reencontro ancestral e com a natureza interior e exterior.

 

GÁBE part. Arit – Os Três Continentes de um SoundCloud (RS)

10 de janeiro de 2019 | Independente

Não apenas um clipe, mas um EP visual de pouco menos de 7 minutos apresentando um rap de qualidade com o já consagrado Gábe convidando Arit. A proposta experimental é inédita no rap.

 

Glória Groove – Coisa Boa (SP)

10 de janeiro de 2019 | SB Music

O nome dela é Glória Groove e esse é o hino do carnaval 2019. Pra quebrar tudo e mostrar seu talento a drag chega pesada com um hit do verão, prontinho pra tocar e não deixar ninguém parado.

 

Jards Macalé – Trevas (RJ)

10 de janeiro de 2019 | Natura Musical

Direto dos anos 90 para uma imersão junto com a nova cena da música brasileira, o artista literalmente se afogou para expressar seus sentimentos além do que a letra forte já diz. Com Tim Bernardes, Ava Rocha, Clima, Rodrigo Campos e Capinam promete o novo álbum “Besta Fera” produzido por Kiko Dinucci e Thomas Harres para o próximo dia 8/2. A volta do carioca traz adaptação de poemas, composições com novos nomes, a letra “Obstáculos” de Hélio Oiticica e toda experiência e reinvenção desse grande nome.

 

Alice Caymmi e Mateo Piracés-Ugarte – Louca (Acústico)

11 de janeiro de 2019 | Universal

Em mais uma versão para “Louca” a rainha carioca convida Mateo da Francisco El Hombre para acompanhar essa nova interpretação apaixonada dessa vez intimista, com ar de história de amor fracassado.

 

Grogues – Cêdiz (MG)

12 de janeiro de 2019 | Pug Records

Além do álbum listado acima Leo Fazio vem com sua banda anunciando com esse clipe o novo álbum “Passar Mal“. O rock de época que a banda faz mixa influências de gerações e bandas distintas.

 

Mel – Medo

14 de janeiro de 2019 | Independente

Mel, vocalista da saudosa Banda Uó vem apresentando através de poemas visuais sua nova fase, preparando o caminho para a estréia de sua carreira solo. Com sensibilidade apresenta “O Medo”  com colaboração de Liniker.

 

Vitor Pirralho e a UNIDADE part Ney Mato Grosso – Rumos e Rumores (AL)

15 de janeiro de 2019 | Independente

Anunciando o novo álbum “A invenção é a mãe das necessidades” o rapper alagoano convida Ney Matogrosso para o single de estréia. Desde o álbum “Pau-Brasil” em 2009 o artista já chama a atenção por suas composições e chega com um álbum repleto de encontros. Zeca Baleiro, Pedro Luís, Ellen Oléria, Tonho Crocco, Luiz de Assis e Boby CH cantam entre as 13 faixas. Versando sobre os povos originários de nosso país, frequentemente ameaçados e vítimas de um genocídio que só se agrava, Vitor conta com a produção de Henrique de Oliveira e a atuação do próprio Ney para dar vida ao indígena lírico que representa em suas obras.

 

Huey – Fogo Nosso

15 de janeiro de 2019 | Sinewave

Do álbum “Ma”, “Fogo Nosso” vem pesada e como não dizer quente. Os registros do clipe foram feitos durante a turnê da banda no nordeste quando tocaram entre outros palcos no Festival Do Sol. Citados em nossas listas de 2018.

 

Matuê part. Predella – Banco

16 de janeiro de 2019 | 30PRAUM

Inaugurando seu 2019 Matuê ressuscita o autotune e senta em um trono de notas de cem ao lado de Predella.

 

Dom Pescoço – Além de Belém do Palá (SP)

16 de janeiro de 2019 | Independente

Um clipe registro da turnê da banda do interior paulista pelo nordeste brasileiro. O som tem um funkeado com coros harmônicos que transmitem um clima de viagem, na estrada ou preso em casa.

 

Jota 3 & BNegão – Ervas e Flores

17 de janeiro de 2019 | Independente

Um hino que mantém a luta pela legalização ativa. Música do álbum de Jota 3 “Amplificado” de 2016 que ganha força no novo clipe ao lado de BNegão.

 

Caos Lúdico – OK (DF)

17 de janeiro de 2019 | GRV

O ska hard dessa banda que ganhou espaço com seu EP “Teoria do Lúdico” mostrando para o que veio vai agitar você. Os metais sincronizados com as cordas fortes resultam no melhor do estilo.

 

IZA e Caetano Veloso – Divino Maravilhoso

18 de janeiro de 2019 | Warner

Uma das frases mais repetidas depois de outubro “É preciso estar atenta e forte / Não temos tempo de temer a morte” eternizada na voz de Gal Costa ganhou uma nova, divina e maravilhosa versão com a nova rainha do POP Nacional IZA. Esperta como é, entre um show e outro puxou Caetano que não hesitou em não só autorizar como participar da releitura.

 

André Sampaio – Coluna de Aço (RJ)

18 de janeiro de 2019 | Mondé Musical

Do álbum “Alagbe” o artista celebra resistência e reafirma raízes na nova música de trabalho. O clipe presta uma homenagem aos guardiões de tradições seculares e em meio a ritmos como coco, afrofunk, guitarras groovadas, os som do ilu (tambor de origem nagô) e berimbau, André transmite um recado direto e que traz proteção.

 

Cynthia Luz part. Zeca Baleiro – Era Uma Vez

18 de janeiro de 2018 | Independente

Uma colaboração anunciada desde o ano passado que representa o crescimento de Cynthia Luz na música brasileira, com apostas inclusive pelos maiores agentes do mainstream. Zeca complementa a voz rasgada e inconfundível de Cyss com seu tom já familiar encarando novos flows.

 

Acrílico – Pó (GO)

18 de janeiro de 2019 | Independente

Num hiato de dois anos a banda goiana de dreampop formada por Manoel Siqueira (voz e guitarra), Tai (baixo), Renato Oliveira (sintetizador) e Lucas Santana(bateria) dá indícios de uma nova fase.

 

Indy Naíse – Violeta (SP)

18 de janeiro de 2019 | Independente

Ilustrando sua relação com a grande SP Indy pela presença de “Violeta” Yasmin Olí desabafa a sua e a vida das minas pretas que vivem nas capitais. O lançamento é mais uma faixa do álbum “É Questão de Cor” lançado em dezembro. O primeiro som divulgado foi “Erê Menino Prateado”.

 

Rashid – Não é Desenho (SP)

19 de fevereiro de 2019 | Sony

Mais grave nos beats e nas rimas o rapper segue apresentando novos singles na sequência do álbum “Crise” iniciando sua nova fase desafiando o mainstream.

 

Projeto Rivera – Zeravida (CE)

20 de janeiro de 2018 | Independente

Fruto do álbum “Vejo Você” destaque entre as 100 obras do ano aqui na ESCUTA “Zeravida” é o presente de ano novo da banda cearense que estamos loucos pra conhecer. Fique ligada no canal dos caras que entraram em 2019 com spoiler.

 

Bratislava – Dança de Doido (SP)

21 de janeiro de 2019 | Sagitta Records

“Inseguro custei aprender que o corpo é anarquia encarnada”, é verso da faixa escolhida pelo cantor para o lançamento do clipe no início deste ano. Participando dessa “Dança de Doido, tanto em sonoridade, uma baladinha com guitarras pra não pedir desconto, clima soul jazz e até poesia em rap, quanto nas imagens, estão integrantes das bandas Carne Doce, Ventre, Tuyo, YMA, Kalouv e Supercolisor e outros amigos que enviaram seus vídeos. A narrativa construída por Rafael de Souza expressa bem entre as colagens o espírito dos tempos, de simplicidade, caos e busca por tranquilidade e concentração. Mesmo que em uma dança de doido.

 

BAKA – Guarda-Roupa (MG)

22 de janeiro de 2019 | Independente

O hibridismo tropical remixando beats, ambientes sonoros, sintetizadores e autotunes está em alta, seja nas camadas mais alternativas e subterrâneas do rock e eletrônico ou no trap que se populariza. Em meio a produções de massa há grandes acertos como desse artista que estreia lotado de referências. Antes seu trabalho “Pré-Natal” já prenunciava o tom calmo e viajado do cantor. Queremos mais!

 

ETNO – Escarlate (DF)

23 de janeiro | Independente

Gravado durante o show da banda no Jogo de Cena no Teatro da Caixa em BSB o som é faixa título do último EP. Assista também o lyric video de “Existe Amanhã”.

 

Fresno – De Verdade (RS)

23 de janeiro de 2019 | Tratore

Eles continuam a vibe experimentada no post-rock desta vez com um contra-peso aos lançamentos anteriores mais hard ‘Natureza Caos‘ e ‘Convicção‘. Juntas formam a regra de três para o novo álbum. Aquelas velhas cicatrizes nem sumiram e a banda traz mais doses de melancolia, que para os desavisados é um tanto diferente da tristeza deprimente. Reflexões em meio ao ritmo frenético e o barulho do mundo.

 

Canto Cego – Sublime (RJ)

23 de janeiro de 2019 | Toca Discos

Presentes em nossas de 2018 e ensaiando para o novo palco Favela no Rock in Rio deste ano, a banda traz registros de sua última turnê, marcando essa importante fase da carreira. Produzido por Felipe Rodarte “Valente” conquistou a crítica.

 

3030 – Tranquilão (RJ)

24 de janeiro de 2019 | Novo Egito

De Los Angeles Rod e seus parça gravaram o clipe para a faixa que anuncia “Tropicália” novo álbum do grupo com a estética urbana e moderna que marcam a atual fase da carreira.

 

Conexão Diáspora – Diar Diar (SP)

24 de janeiro de 2019 | Quebrada Groove

Os MCs Kunta Kinte (Senegal), SJota formam desde 2018 a conexão que mostra idiomas além do colonizador que praticamos predominantemente no Brasil. Como o próprio título que em wolof significa caminhos. Com participação de Lena Silva a música é a ancestralidade nos dizendo: levanta e caminha.

 

Paulo Vieira e Tulipa Ruiz – Mãe Sampa (SP)

24 de janeiro de 2019 | Matraca

Cês acreditam que além de bem humorado e ator de personalidade Paulo Vieira (muito conhecido por aquele canal de TV) canta e compõe de forma brilhante? Pois dá o play pra se surpreender nesse feat com Tulipa Ruiz em uma carta sincera sobre sua vivência em São Paulo. Será o que o artista está planejando nesse retorno à música? Comenta com a gente o que achou!

 

Gilberto Gil e Digital Dubs – Refavela Remix

25 de janeiro de 2019 | Mazumba

A nova versão do hino do baiano mira os paredões e tem participação de Bem Gil. A música “incidental” é música “Raggavela” por MPC, Nelson Meirelles & Jeru Banto.

 

As Bahias e a Cozinha Mineira – Das Estrelas (BA)

25 de janeiro de 2019 | Universal

Estrelado pela atriz Renata Carvalho, Raquel e Assucena, o clipe marca o dia da visibilidade trans (26/1) e anuncia o novo álbum da banda.

 

Picanha de Chernobill – Come Back (RS)

29 de janeiro de 2019 | Independente

Em clima de sonho a banda gaúcha escolheu três sons que viraram clipe já neste ano. “Tumbeiro” foi a outra faixa lançada em janeiro e recentemente já liberaram no canal “Venha Logo e Pegue Esse Trem” apresentando o rock de estilo dessa banda que figura em nossas listas de 2018.

 

Matheus Torreão – A Morte da Amizade (PE)

29 de janeiro de 2019 | Sagitta Records

O “Disco de Estréia” de Matheus Torreão vem com 9 faixas cheias de referências e brasilidades, entre elas uma com elementos orientais que levaram o artista ao Japão para gravar o clipe com uma estética que pareceria psicodélica se não fosse apenas o contemplativo nipônico. A música tem uma progressão interessante e remonta grandes movimentos musicais.

 

$ifra e 1Kilo – Esmeralda

29 de janeiro de 2019 | Independente

Com participação de Inóspitto, CT, Nando, Mozart MZ, Maza e produção de Zakabeats o coletivo gaúcho se une aos cariocas para brindar o ano que já começou lotado de lançamentos. Confira ainda “Espera” e “Dublê”. 

 

O Grilo – Serenata Existencialista (SP)

29 de janeiro de 2019 | Independente

O rock nacional ganhou uma nova safra representando as várias vertentes do estilo e O Grilo é uma dessas bandas que facilmente tocariam nas rádios até o início dos anos 2000 quando o grande mercado do sertanejo ainda não havia provocado uma metástase nas emissoras jovens.

 

Marcelo D2 – Febre do Rato (RJ)

30 de janeiro de 2019 | Pupila Dilatada

O álbum lançado no fim do ano passado já repercute e cai no gosto da galera. Agora o mestre lançou a faixa “Febre do Rato” em clipe pra ilustrar seus sentimentos e a narrativa que vem trabalhando. A obra em si merece milhares de comentários que só um post próprio permitirá. Vai vendo aí e comenta com a gente no final!

 

Baco Exu do Blues e BK’ – Fresh Prince

30 de janeiro de 2019 | Fresh Mind Co.

Nossos novos príncipes do rap nacional assumem um tom de afronta e ostentação não de conquistas materiais, mas de seus espaços na cena. Com um belo elenco produzido por Uriel Calomeni, David Campbell, Carla Fontella e mais um time, a dobradinha acerta na pegada direta com o público.

 

Inquérito part. Rashid – Turbulência (SP)

30 de janeiro de 2019 | Independente

Gravado no Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas-SP por Diogo Zacarias o clipe para “Turbulência” nova música de trabalho de Renan Inquérito com participação do rapper Rashid. São mais de duas décadas de batalha e dedicação ao rap nacional.

 

Rosa Neon – Brilho de Leão (MG)

30 de janeiro de 2019 | Independente

Depois de “Fala Lá Pra Ela” e “Estrela do Mar” os belorizontinos Luiz Gabriel Lopes, Mariana Cavanellas, Marcelo Tofani e Marina Sena estreiam o terceiro single com clipe do projeto pop psicodélico dirigido por Vito Soares e Belle Melo. O som é instigante, tropical e envolvente, com produção de BAKA (que também está na lista) “Brilho de Leão” promete tocar nas festinhas de carnaval e permanecer até agosto em nossas orelhas.

 

Ivan Reis – Eu Sou Como Você (SE)

30 de janeiro de 2019 | Gravando Bandas

Um artista que merece nosso destaque por seu esforço em difundir música boa, compor belas poesias e demonstrar domínio de sua voz. Direto de Aracaju aproveitou a oportunidade de um projeto do Senac para gravar seu primeiro clipe. Confira também o canal do Ivan e sua trajetória ao longo dos últimos 7 anos.

 

Costa Gold – Sereia (RJ)

31 de janeiro de 2019 | Independente

Esse é o primeiro lançamento dos caras no ano com as apostas de Predella em aproximar o rap da música brasileira de forma moderna aliada ao trap. A inspiração veio da música “Corro Demais”  de Roberto Carlos na voz de Adriana Calcanhoto. E aí, o que você achou? Comenta no “FALA AÊ!”

 

Froid – Nunca Taque Pedras na Caixa de Abelha (MG)

31 de janeiro de 2019 | Independente

A parceria com Mark Vales tem dado a pintura perfeita para as obras sonoras desse mineiro radicado em Brasília que mostra talento na lírica e na produção a cada lição aprendida. Assista também “Grana, a Teoria de Tudo”.

***

EXPECTATIVAS

Bota na agenda que esses trampos aqui prometem em 2019:

Criolo – Boca de Lobo (SP)

Depois do clipe fantástico de “Boca de Lobo” estamos roendo unhas esperando a nova obra do mestre Criolo. Inclusive tem lançamento na próxima semana. Todos apostam em um novo single. A data divulgada junto com essa imagem misteriosa é 14/02. Estamos de orelhas atentas!

A imagem pode conter: sorvete, sobremesa e comida

Boogarins – Sombroudúvida (GO)

Uma banda que já é do mundo. Com seu rock psicodélico cheio de identidade própria, Boogarins despede de “Manual” e nos promete novas inquietações em 10 de maio. Pra aumentar a ansiedade as faixas já foram anunciadas: 01. As Chances / 02. Sombra ou Dúvida / 03. Invenção / 04. Dislexia ou Transe / 05. A Tradição / 06. Nos / 07. Tardança / 08. Desandar / 09. Te Quero Longe / 10. Passeio.

BAIANA SYSTEM – #ideogramaiorubano, “disco |||” OU “disco XXX”?! (BA)

Ainda não sabemos o título definitivo para o novo álbum dos baianos, se pá o mais aguardado pela cena geral da música brasileira. Com Manu Chao, BNegão, Curumin, Edgar, Daniel Ganjaman, Samba de Lata de Tujuaçu, Mestre Ubiratan Marques, Antônio Carlos e Jocafi a nova obra já começa a ser divulgada em teasers no perfil da banda Instagram.com/baianasystem. Ganhadores de vários Prêmios da Música Brasileira com “Duas Cidades” 2016, a banda estará em Brasília na próxima semana no Imagina no Carnaval.

Além é claro, das promessas que já citamos na lista!

FELIZ 2019

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Fonte
NOIZETenho Mais Discos Que AmigosHits PerdidosMusica PavêRevista Arte BrasileiraMiojo IndieScream & YellZona SuburbanaOganpazanRAP NACIONAL DOWNLOAD
Tags
Ver mais

Qualquer

No rádio desde moleque pesquisa o universo da música e escuta de tudo. Em MG atuou em emissoras como Rádio Minas AM/FM, Onda, Nova, 96 e 94FM. Em Brasília passou por Transamérica Pop, OK/Metrópoles, Rádio JK e atualmente MIX FM. Escreveu para a Revista ShowBar e o Jornal O Popular. Produtor cultural desde 2010 com os festivais EcoMusic, Rua do Rock, DivinoRock, Grito Rock, Usina de Rima e Festa Nacional da Cerveja em MG. Estuda Artes e Audiovisual na UnB. Voz oficial da RadioMolotov.com

2 Comentários

FALA AÊ!

Tem a ver...

Close