XANDÃO ROQUE

A música é negra; O sucesso é branco

O caminho entre o gueto e os grandes palcos

Já reparou como é fácil encontrar alguém que diz que escuta de tudo, menos funk? Essas geralmente são as pessoas que ouvem Anitta na rádio e aplaudem o sucesso da cantora no exterior. Hoje usaremos o espaço desse site para falarmos sobre a necessidade da chancela ariana para a validação da música negra no mundo.

O rock

Assim como o jazz e o rhythm and blues, o rock, que é um estilo difundido em todo o globo, tem uma clara origem no blues que por sua vez está enraizado na cultura afro-americana. O blues surge no fim do século XIX no extremo sul dos Estados Unidos incorporando as canções de trabalho negras, canções espirituais africanas e música tradicional. Entre 1940 e 1950 o blues dá origem então ao rock. Mas ao contrário do que se esperava poucos músicos negros conseguiram algum sucesso e em muitas vezes, quando conseguiam, as letras eram compostas por brancos.

E a pergunta que fica é: Qual a referência que se tem quando falamos em rock? Dificilmente virá na sua cabeça um nome negro logo de pronto e curiosamente quando buscamos na história o primeiro ícone do gênero, encontramos o “rei do rock”, Elvis Presley, nascido no Mississippi (sudeste dos EUA), ou seja, homem branco e distante até geograficamente da origem do ritmo.

O samba

Apesar da miscelânea musical que desencadeou no samba, esse ritmo tem na sua espinha dorsal os batuques trazidos ao Brasil pelos negros tomados como escravos, tendo como porta de entrada o estado da Bahia. Toda a marcação, métrica e swing é estruturada nos instrumentos percussivos genuinamente africanos.

Mas todos nós sabemos que o protagonismo é sempre alvo e as lembranças mais longínquas que a história registra e enfatiza a respeito são de Noel Rosa, Adoniram Barbosa, Mário Lago e um ou outro negro e os que outrora eram escravos capturados agora são os boêmios extremamente intelectuais.

A música pop

Segundo a Grove Music Online, o termo “música pop” teve origem nos anos 1950 noReino Unido a fim de caracterizar o rock, que como vimos nasceu em berço afro, e os demais ritmos juvenis que surgiam no momento. Mas as estrelas, ícones de tal estilo musical que primeiro colocaram seu nome na história são Madonna, The Beatles, Rolling Stones, ABBA… (te desafio a encontrar alguém ligeiramente negro nessa lista).

“Ah! Xandão… tem o Michael Jackson”. Sim, esse mais que qualquer um dos outros bebeu direto na fonte da black music. Porém nasceu negro, renegou sua ancestralidade e morreu branco.

Eu sei que após os artistas que citei em cada gênero vieram vários negros fazendo história nesses ritmos. O objetivo dessa reflexão é te mostrar que o negro é capaz, mas infelizmente na nossa sociedade isso só se confirma se o branco endossar. Salve!

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
1

Ver mais

Xandão Roque

Músico, publicitário, produtor de eventos e vencedor do Open Innovation Entertainment 2018.

FALA AÊ!

Tem a ver...

Close