ARTIGORAP BR

O sample que uniu o rap brasileiro

O que Cone Crew Diretoria, MOB79, Dalsin e o Makalister têm em comum?

Não sei se é um zeitgeitst ou apenas a dinâmica do hip-hop no Brasil e no mundo, fato é que existe um sample que já foi repetido em várias músicas do rap contemporâneo no Brasil. Tô falando aqui de um som da música Summer Breeze, do Isley Brothers. Eu vou deixar aqui e você vai entender do que eu tô falando:

É claro que a cultura do remix tem dessas coisas, de jogar referências no ar que serão usadas à exaustão, mas é curioso ver que uma música de uma banda norte-americana de soul e R&B originária de Cincinnati, nos Estados Unidos, tenha alcançado tantos artistas aqui no Brasil.

O Cone Crew usou o sample de um jeito mais acelerado:

O Dalsin usou de um jeito mais lento e intimista:

Tipo do jeito que MOB79 usou:

E também o Makalister Renton:

Com uma pesquisa simples, porém, descobri que não foram só os BRs que resolveram samplear a banda norte-americana de soul. No site Who Sampled? podemos ver que a track já foi sampleada 63 vezes, isso só em músicas da gringa. O hit foi usado, inclusive, por gente como Alicia Keys, Ludacris, Snoop Dogg e Tyga.

Por algum motivo, as músicas do Isley Brothers foram usadas como samples à exaustão. O Who Sampled? mostra que essa e outras músicas já foram sampleadas 792 vezes, por artistas de todos os tipos, mas nada perto de ícones como James Brown, que já recebeu mais de 11 mil samples de suas canções.

Nunca vou me esquecer também da surpresa que eu tive ao ver o sample usado na versão dos Racionais para Jorge da Capadócia ser usado numa música da Alessia Cara, na música Here. O sample em questão é Ike’s Rap II, do Isaac Hayes. Mas nada disso diminui ou engrandece as músicas, é apenas uma característica da nossa geração e que faz toda essa construção ser muito mais interessante de ser pesquisada. Fato é que a cultura do remix nunca foi tão forte e as possibilidades musicais que ela traz só aumentam.

Você reconhece alguma outra música que pegou o sample de Summer Breeze, do Isley Brothers? Conta pra gente!

 

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tags
Ver mais

Natan Andrade Medeiros

Escritor de ficção científica e histórias de boteco, palpita nas horas vagas sobre música em todas as suas formas de vida (seja ela animal, vegetal ou mineral). Publicitário pela UnB e especialista em Mídias Sociais. Escreve contos e crônicas na publicação Simbiose, no Medium, desde 2016. Natan Andrade também está por trás dos podcasts da Escuta Que É Bom.

FALA AÊ!

Tem a ver...

Close